ARQUIVOS TIPO ATLAS

NEVO MELANOCÍTICO DA FACE E DISMORFISMO

Melanocytic naevus of face and Dysmorphism

NAEVUS NAEVO-CELLULARIS FACIEI et DYSMORPHISMUS

Autor: Nelson Guimarães Proença

Inserida em: 29/06/2021


Acquired melanocytic naevi are benign neoplasms of melanocytic of melanocytic naevus cells that begin to proliferate at the dermal-epidermal  junction (junctional naevus), and overtime tend to migrate into the dermis while a componente remains in contact whit the basal layer (compound naevus). At the end stage of this process,all the naevus cells are completely detached from the overlying epidermis (intradermal naevus).


(Rook’s Textbook of Dermatology, Ninth Edition, 2016).


CASO 1 (06078)

Uma jovem, com idade 25 anos, consulta por apresentar “pinta na face”, que deseja retirar. Foi desaconselhada, mas insistiu muito, “acha a pinta horrível”.





Caso 2 (06059)

Trata-se de jovem adolescente, 16 anos de idade. Sempre teve “pinta no nariz”, acha que a enfeia e deseja retirá-la. Ao exame, trata-se do nevo que os franceses denominaram o “grão de beleza”.





Comentários

O nevo da face — popularmente chamado “pinta da face” — sempre foi considerado um detalhe de valor estético. Os franceses o caracterizaram como “le grain de beauté”, o grão de beleza!

Na primeira metade do século XX as moças e senhoras, que não tinham o “grão de beleza”, sentiam-se inferiorizadas, daí haver um lápis especial “para fazer uma pinta”, que o simulasse. Inversamente, as que possuíam o “grain de beauté”, eram admiradas e invejadas.

Agora, o contraste!

Nas últimas décadas este conceito mudou, sentem-se as moças deprimidas por causa de sua “pinta”. Desejam retirá-la, para “melhorar sua estética”. Importante destacar: este sentimento é mais comum em pessoas que são ansiosas e/ou deprimidas. Em nossa experiência clínica é frequente que fiquem depois inconformadas com a pequena cicatriz cirúrgica residual, tornam-se arrependidas da decisão anterior, a de operar e retirar o nevo melanocítico.


Palavras-chave: Dismorfismo ; Nevo melanocítico intradérmico da face.

Key Words: Melanocytic naevus of face; Dysmorphismus.

Nomina Dermatologica: Naevus naevo-cellularis faciei; Dysmorphismus.