ARQUIVOS TIPO ATLAS

NEVO LIPOMATOSO SUPERFICIAL

Congenital lipomatosis

NAEVUS LIPOMATOSUS SUPERFICIALIS

Autor: Nelson Guimarães Proença

Inserida em: 29/06/2021


 

Congenital connective tissue naevi are a clinically heterogeneous group of hamartomas, named by a predominant cell type on histology, and therefore usually requiring biopsy for accurate diagnosis. Congenital lipoma present as localized, skin-coloured soft proliferations with indistinct edges.


(Rook’s Textbook of Dermatology, Ninth Edition, 2016).


CASO 1 (03484)

Uma menina de cinco anos, cor branca, é trazida à consulta e a mãe informa que a criança tem alguns pequenos “caroços”, na região do quadril esquerdo, desde o nascimento. Uma destas lesões tem crescido, nos últimos meses, o que causou preocupação e justificou a consulta.

 









Comentários

Esta é uma rara malformação congênita, de caráter névico. São agrupamentos de células adiposas, que se desenvolveram no período embrionário e que deveriam ter desaparecido, com o amadurecimento do feto, mas isto não ocorreu.

Na maioria dos casos registrados, as lesões estavam presentes desde o nascimento, mas este aparecimento pode ser tardio, durante o correr da infância e, mais raramente ainda, na idade adulta.

Como a lipogênese na fase fetal se faz a partir dos pericitos dos capilares, é possível que seja esta a origem deste nevo.

Os nódulos são de consistência mole, cor da pele (ou um pouco mais amarelados) e tem sido registrados de modo mais frequente no tronco, principalmente em sua parte inferior. Isto também ocorreu no caso que a seguir registramos.

O único tratamento efetivo é o cirúrgico e, no caso apresentado, é preciso levar em conta a conveniência e a oportunidade. Como a localização é em região pouco exposta e não tem causado desconforto para a criança, não é conveniente operar precocemente. Sendo o caso acompanhado, sempre haverá oportunidade para retirar os nódulos que começarem a crescer e que venham a se tornar um problema estético.


Palavras-chave: Nevo lipomatoso superficial

Key Words: Congenital lipomatosis

Nomina Dermatologica: Naevus lipomatosus superficialis