ARQUIVOS TIPO ATLAS

NEVO AZUL

Blue naevus

NAEVUS CERULEUS

Autor: Nelson Guimarães Proença

Inserida em: 29/06/2021


Blue naevi tipically present as a single, blue-back or deep blue dome-shaped papules, with a diameter of less than 1-2 cm.


(Rook’s Textbook of Dermatology, Ninth Edition, 2016).


CASO 1  (41969)

Um homem branco, 70 anos, comparece à consulta para uma revisão de rotina. Dentre outros achados, comuns em sua idade, é encontrada uma lesão pigmentar em seu pé. Segundo informa, está presente desde a infância. Permaneceu sem modificações por grande parte da vida mas, nos anos recentes, aumentou de tamanho e se tornou mais escura. A lesão foi retirada e submetida a exame histopatológico.









CASO 2

Homem de 45 anos, em um exame de rotina mostra lesão pigmentar do antebraço, que deseja retirar. É uma lesão com apenas 1 cm de diâmetro, de cor negro azulada, saliente, lisa. Foi retirada para atender a seu pedido.

O exame histopatológico confirmou se tratar de um nevo azul.





Comentários

O nevo azul está presente desde o nascimento e, pelo menos na metade dos casos, está localizado nas extremidades. Acompanha o crescimento corpóreo, estabiliza e permanece, imutável, pelo resto da vida. Mas alguns pacientes, ao chegar à idade de 60 anos ou mais, informam que está ocorrendo seu crescimento: “- Doutor, eu sempre tive esta pinta preta, mas agora eu percebo que ela está crescendo”.

Nesta situação surge uma razoável dúvida diagnóstica, pelo menos do ponto de vista clínico. Não seria um nevo juncional, em transformação para melanoma? É conveniente retirar a lesão, ou em fuso, ou simplesmente usando o “punch”, solicitando então o exame histo-patológico. No nevo azul são encontrados acúmulos de células dendríticas, contendo pigmento melânico, na derme reticular. Estas células são alongadas, os processos dendríticos são também alongados e formam feixes distribuidos de forma irregular, que se estendem até quase o limite com a hipoderme. Alguns melanófagos são vistos no contorno da área mais celular.

Agora, minha experiência pessoal: este crescimento tardio do nevo azul ocorre em pacientes em torno dos 60 anos, ou mais, que apresentam outras hiperplasias benignas relacionadas à idade: queratoses seborreicas, hiperplasias sebáceas senis, angiomas rubi, etc.


Palavras-chave: Nevo azul

Key Words: Blue naevus

Nomina Dermatologica: Naevus ceruleus