ARQUIVOS TIPO ATLAS

NEURODERMATITE

Lichen simplex (Circumscribed neurodermatitis)

LICHENIFICATIO CIRCUMSCRIPTA SIMPLEX

Autor: Nelson Guimarães Proença

Inserida em: 29/06/2021


Lichenification is a change in appearance and texture of the skin associated particularly with pruritic dermatoses. Mild or early lichenification presents as a rather subtle coarsening of the skin surface markings on a background of dry and usually erythematous skin. As the condition progresses, the skin becomes markedly thickened and hyperkeratotic.


(Rook’s Textbook of Dermatology, Ninth Edition, 2016).


CASO 1 (45573)

Homem, 48 anos, lesões muito pruriginosas há 4 anos. “É pessoa muito preocupada, ansiosa”. Ao exame áreas de pele liquenificada, no pescoço e na bolsa escrotal.





CASO 2 (22791)

Homem de 38 anos, há alguns meses tem muito prurido em antebraços, região lombar esquerda e pantorrilha direita. A fotografia é da região lombar.





CASO 3 (22235)

Mulher de 50 anos, tem prurido genital intenso desde os 43 anos, “o qual piora muito após anoitecer”. Casada ainda jovem, não teve filhos: “foram retirados ovários e o útero, aos 29 anos” (sic). É “muito ansiosa e desmaia com frequência, tem rinite e artrite desde os 20 anos” (sic). Toma muita medicação: “calmantes, para o fígado, para os intestinos” (sic). Embora casada, não mantém vida conjugal.





CASO 4 (21395)

Homem de 48 anos de idade, informa que desde os 20 anos tem lesões recidivantes de pele. Já estiveram localizadas em diversas regiões, mas sempre resolveram com tratamento. Há 2 meses, coincidindo com período de sua vida em que está muito nervoso, o prurido está localizado na região escrotal: “coça desesperadamente” (sic).





CASO 5 (24010)

Mulher de 30 anos, há 1 anos sente prurido em mamilo. É muito ansiosa e confirma que “a coceira aumenta muito quando está nervosa” (sic).





Comentários

COMENTÁRIOS

 

A liquenificação é um espessamento da pele que resulta do ato repetitivo de se coçar. Forma-se uma placa de pele espessada, por vezes tão espessada que assume um aspecto verrucoso. A placa espessada não pregueia ao tato, em geral fica rodeada por pápulas pequenas com disposição em coroa.

As placas podem ser pequenas, ou extensas, as vezes atingem toda uma região, como costuma ocorrer na vulva e na bolsa escrotal.

A lesão pode ser única, estamos então diante de uma neurodemite circunscrita. Mas podem ser múltiplas, temos uma neurodermatite disseminada.

Há uma relação frequente de dermatite atópica e neurodermatite disseminada. Mas muitos casos não apresentam tal associação.

É pouco frequente na infância, a frequência aumenta a partir dos 30 anos de idade. Há evidente predomínio em mulheres e, no que se refere à raça, predomina em orientais.

O tratamento só obtém êxito se houver um controle adequado do estado emocional. Este controle pode ser obtido com medicação, mas neste caso é por tempo indeterminado. Temos dado preferência por orientar nossos pacientes a aprenderem e a praticarem regularmente a ioga tradicional. Quando o paciente aceita esta orientação e pratica a ioga, os resultados são muito bons.


Palavras-chave: Neurodermatite; Liquen simples crônico de Vidal

Key Words: Lichen simplex; Circumscribed neurodermatitis

Nomina Dermatologica: Lichenificatio circumscripta simplex